terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Op´s too late


"Nem tudo o que pensamos pode ser dito... Mas tudo o que falamos tem que ser pensado."




Muitas vezes acabo dizendo a mim mesma "devia ter estado calada, op´s too late"! Deixo que as emoções tomem conta das minhas reacções e dos meus pensamentos.

Afinal de contas quem pensa antes de falar? Todos sabemos que antes de falar devemos ouvir, que antes de agir temos de pensar...
Quantas atitudes que, tomadas por impulso, afastam as pessoas de viver aquilo que realmente desejam ou, até mesmo, destroem aquilo que muito lutaram para conquistar, pelo simples facto de agir sem pensar? Um dia ouvi a seguinte frase "os que falam sem pensar, um dia aprendem a pensar sem falar".   É extremamente difícil vermos e admitirmos os nossos erros, é necessário fazer uma reflexão, para percebermos as atitudes indevidas, até porque as concepções de errado variam muito de pessoa para pessoa. Contudo existe um tipo de erro muito comum, e que poucas pessoas param para dar atenção: o desrespeito á dignidade, aos princípios e á ética moral de pessoas que estão ao nosso lado. As palavras podem ser fortes, mas agimos de maneira tão subtil, que ao agredirmos alguém desta forma, acaba passando por uma coisa normal mas não é. Quem as recebe acaba magoada… A maioria das pessoas confunde sinceridade com falta de educação, acham que estão a ajudar quando na verdade estão a causar marcas e feridas… Não estou a dizer que devemos calar perante situações que nos incomodam, muito pelo contrário, isso iria apenas alimentar a mágoa, a raiva os ressentimentos. Porém devemos aprender a utilizar um dos maiores dons que temos, a habilidade de nos expressarmos de maneira correcta e sensata. Não existem várias verdades, porém existe inúmeras maneiras de as colocarmos, basta usar o raciocínio. Mesmo nos momentos “sérios”, existe a possibilidade de passarmos o recado sem sermos rudes e autoritários. Agir sem pensar trás consequências dolorosas. Por mais que seja difícil parar no momento da raiva, do furor nunca devemos tomar atitudes irreflexivas. O melhor a fazer é colocarmo-nos no lugar da pessoa e imaginar como ela se iria sentir. Nós nunca erraremos se pensarmos que a situação poderia ser o inverso e nós poderíamos estar no lugar do outro.
E se não conseguirmos fazê-lo..
Mais vale fazermos silêncio… 

Nenhum comentário:

Postar um comentário